Nuno Marques


Nuno Marques Pereira (Cairu, 1652 — 9 de dezembro de 1728) foi um padre e escritor de cunho moralista luso-brasileiro do barroco.
Muito pouco se sabe sobre a vida do padre, autor de uma obra que o livrou do olvido, e que obteve uma grande aceitação, ao seu tempo, tendo merecido sucessivas reedições, e conhecida abreviadamente como “O Peregrino da América”.
O livro do peregrino da América
Seu título é bastante longo. Na grafia original, chamou-se: "Compendio narrativo do peregrino da america em que se tratam varios discursos Espirituaes, e moraes, com muitas advertencias, e documentos contra os abusos, que se achão introdusidos pela malicia diabolica no Estado do Brasil. Dedicado à Virgem da Vitória , emperatris do ceo, rainha do mundo, e Senhora da Piedade, Mãy de Deos"; Foi publicado na “Officina de Manoel Fernandes da Costa, Impressor do Santo Officio”, na primeira edição, de 497 páginas. O sucesso desta fez com que se seguissem outras quatro, em 1731, 1752, 1760 e 1765, sendo que a segunda e a terceira obtiveram, além das licenças ordinárias, o acréscimo do “Privilégio Real”.
Nuno Marques foi escolhido para o patronato da cadeira 7 do Silogeu Brasileiro, quando da criação da categoria dos Membros Correspondentes.


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário