Bento Teixeira

Bento Teixeira Pinto era um poeta nascido entre 1540 e 1545 na cidade de Porto, Portugal , tendo morrido por volta de 1618. São muito poucos os dados biográficos deste poeta de poucas obras.

Filho de cristãos, transferiu-se para a capitania do Espírito Santo, na colônia do Brasil (1567).Formou-se no colégio da Bahia e casou-se com a cristã Filipa Raposa (1584), em  Ilhéus, BA.Foi para Pernambuco, onde deu aula, fez advocacia e foi comerciante.

Foi acusado pela mulher de judeu e mau cristão, porem absolvido pela Vara Eclesiástica da Inquisição (1589).Depois foi intimado pelo Santo Ofício, e fez sua confissão (1594).Revoltou-se asssassinou a mulher(1594) e refugiou-se no mosteiro de São Bento, em Olinda (PE).
Foi preso durante uma tentativa de fuga e enviado à Lisboa (1595).E na prisão, onde morreu, escreveu um Pequeno poema épico, em oitava rima, intitulado Prosopopéia,considerado o marco inicial do Barroco, e que enaltecia os feitos de Jorge de Albuquerque,Capitão e Governador da Capitania de Pernambuco, sendo publicado em Lisboa.


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

Um comentário:

  1. Douglas nº12
    Everton nº13
    João(soneca) nº23
    Joyce nº25
    Renan nº34
    Thomas nº38

    ResponderExcluir